segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Bolo de Maçã

Em casa adoramos esse bolo. Já fiz essa receita duas vezes na mesma semana. O que me atraiu nessa receita em particular foi o aproveitamento da casca também. Ele fica úmido e o açúcar com a canela em cima dá o equilíbrio perfeito, na minha opinião. Na primeira vez fiz com amêndoas, pois não tinha nozes e se vc for chegado em frutas secas não irá se arrepender. Na segunda eu fui só de maçãs e uva passas e gostei mais ainda pois não tem aquele croc-croc quando se mastiga.

Ingredientes
3 maçãs - usei do tamanho médio
suco de um limão
1 xíc. chá de óleo - usei de milho
4 ovos
1 1/2 xíc. chá de açúcar
1/2 xíc. chá de uvas passas brancas - usei preta mesmo
1/2 xíc. chá de nozes bem picadas
2 1/2 xíc. chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo
1- Lave as maçãs, descasque-as (reserve as cascas) e corte-as em cubos pequenos. Coloque de molho em uma vasilha coberta com água e suco de limão.
2- No liquidificador, bata o óleo, os ovos, o açúcar e as cascas das maçãs. Reserve.
3- Em um recipiente, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó.
4- Acrescente as passas, as nozes e as maçãs escorridas e picadas. Misture bem e adicione o preparo do liquificador. Mexa para misturar.
5- Despeje a massa em uma assadeira redonda (25cm de diâmetro) untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40minutos. Retire do forno, polvilhe o açúcar e a canela em pó.

Marcadores: ,

13 Comments:

  • At 9:53 AM, Blogger Patricia Scarpin said…

    Regina, eu amo bolo de maçã e há muito tempo não faço/como!

    Gostei da idéia e vou usar amêndoas! Oba!

     
  • At 10:16 AM, Blogger Akemi said…

    Postei uma receita parecida faz algum tempo atrás, mas esta com passas e nozes deve ficar bem mais saborosa! Tentarei da próxima vez!

     
  • At 10:41 AM, Blogger Eli said…

    Regina eu também amo bolo de maçã. Está lindo seu bolo!

     
  • At 2:41 PM, Blogger Regina said…

    Pat, eu tbém fiquei um bom tempo sem comer bolo de maçã e depois com essa receita, eu fiz 2 na mesma semana, só para matar vontade rsrsrsr

    Akemi, não me lembro que vc fez esse bolo (tbém com todas as delícias q vc faz!) depois vou procurar para comparar;

    Eliana, obrigada querida!

     
  • At 9:23 PM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, você voltou com tudo! Já estava com saudade de suas receitas. Estou aqui com um monte de maçã pra fazer algo, vou colocar tua receita na lista. :)

     
  • At 8:58 AM, Blogger Regina said…

    Luna, a preguiça tá forte viu!

     
  • At 11:48 AM, Blogger Unknown said…

    Esse bolo deve ser muito bom. Que tipo de maça usa?

     
  • At 12:00 PM, Blogger Regina said…

    Goretti, acho que pode ser qq tipo da vermelha, no caso já usei do tipo fugi e gala, não deu diferença.

     
  • At 4:18 PM, Blogger Elvira said…

    Tenho uma prima brasileira que faz um bolo parecido. Eu adoro! :-)

     
  • At 3:40 AM, Blogger Valentina said…

    Adorei este bolo Re.maca em bolo é sempre fantastico.

     
  • At 4:10 PM, Blogger Cris said…

    Regina:

    Já fiz esse bolo duas vezes e que delícia que é!!!
    Seu blog é uma fonte de boas receitas, sua sua fã!
    Bjs,

    Cris

     
  • At 5:08 PM, Anonymous Anônimo said…

    prezada Regina, adoro cozinhar e adorei seu blog. fiz essa receita exatamente como vc manda, mas o bolo não ficou fofo. é essa consistência mesmo ou não? achei estranho não levar leite.... help!!! beijos Gerusa

     
  • At 7:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, suas receitas sempre dão certo, obrigada!
    Duas dicas aquí da Alemanha:
    Maçãs e todas as outras frutas onde se utilize a casca, devem ser lavadas antes com agua e sabao lava-louça. Enxaguar muito bem.
    Frutas e legumes picados não devem ficar de molho na agua, pois perdem grande parte das vitaminas, minerais, açúcar, etc. Só o limão da receita já basta para impedir a oxidação da maçã e manter a cor bonita.
    Um abraço

     

Postar um comentário

<< Home