segunda-feira, janeiro 22, 2007

Moussaka


Esse finde foi de muitas receitas, porém poucas fotos. E as poucas que tirei não saíram lá muito boas, vide acima. Tudo começou sexta à noite, que é o período em que cozinho, quando chego do trabalho ( e faço de tudo, inclusive massas com fermento, para espanto de algumas blogueiras rsrsrs). Como sábado iria viajar, peguei receitas para se comer no meio do caminho, para beliscar. Optei pelos Biscoitos Carinhosos que vi no blog da querida Akemi, que nada mais são do que sequilhos. Fiz meia receita, mas apanhei bastante. A massa não deu liga de jeito nenhum, acho que fiz algo de errado, fui colocando mais margarina e até que chegou um ponto que deu para enrolar, mas não ficaram bonitos que nem os dela. Snif. Mas ficaram bons, mas não bonitos. Agora, imagina sequilhos em mãozinhas de crianças e um carro com o estofado todo branco... não, não foi uma boa idéia para viagem... mas repetirei a receita em outras ocasiões. A segunda receita foi o muffin salgado da Valentina, eu gostei muito, já Jr. acho que estranhou um pouco, na cabeça dele muffin para ele tem que ser doce. Eu só mudei o recheio, não tinha cheddar nem relish, usei mussarela e gorgonzola, que é o que eu tinha. Bem, tudo isso para falar e postar sobre o moussaka (lê-se mussacá). Falar de coisas e culinária grega me lembra o filme Casamento Grego, já que nunca tive oportunidade de ir à Grécia e o pouco conhecimento que tive sobre cultura grega (no sentindo beem amplo) foi através desse filme. Ri muito, e como não rir por exemplo daquela parte em que Toula tenta colocar a lente de contato? Ou da paquera na vitrine da agência de viagens? Voltando à culinária: há uma parte do filme em que Toula fala de um trauma da infância em que ela era obrigada a levar a moussaka para lanchinho na escola, enquanto suas colegas levavam sanduíches. Já fomos crianças um dia e sabemos muito bem o que isso representa não? ;-)
É um dos pratos gregos mais conhecidos e muitos dizem se tratar de uma lasanha de berinjela, até por sua apresentação com camadas sobrepostas, mas há diferenças. Não há massa no meio e a carne moída e a batata se destacam. Essa receita é do chef Thrassivoulos Georgios Petrakis, do restaurante Acrópoles, aqui de São Paulo. Ao lado coloco minhas modificações, pois sempre tento deixar o prato o mais light possível. O bechamel fiz bem simples, com farinha, manteiga, queijo e noz moscada, mas posto a receita original.

Ingredientes

4 a 5 berinjelas médias
½ kg de batata cortada em fatias
½ kg carne moída
molho de tomate (usei uma lata de tomate pelado batido)
1 xícara de chá de azeite (usei o suficiente para grelhar a berinjela e refogar a carne)
2 cebolas médias picadas
pimenta síria, canela em pó, cravo em pó, noz moscada a gosto (não economize nas especiarias, é o diferencial)

Ingredientes para o Creme Bechamel
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite quente
1 xícara de chá de manteiga
2 ovos batidos
2 tabletes de caldo de galinha
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal pimenta do reino

Modo de preparo
Corte a berinjela em fatias e a deixe em água e sal por uma hora. Depois, frite em azeite quente até dourar (eu apenas grelhei). Também frite a batata cortada em fatias (eu cozinhei no microondas). Enquanto isso, esquente o azeite na panela, doure a cebola, coloque a carne moída e mexa por 10 minutos. Adicione molho de tomate, alho, sal e pimenta do reino e as especiarias. Se quiser mais consistência, coloque um pouco de água ou vinho (usei vinho branco). Deixe cozinhar por 30 minutos.

Modo de preparo do creme Bechamel
Em fogo baixo, derreta a manteiga, em seguida coloque a farinha de trigo e mexa até dissolver. Adicione o leite quente e mexa virar uma pasta. Coloque os ovos batidos com sal e caldo de galinha e continue mexendo até ganhar mais consistência. Adicione o queijo ralado e desligue o fogo.

Montagem
Unte uma assadeira com manteiga e monte nesta ordem: uma camada de berinjela, uma de batata, uma de carne, outra de berinjela, outra de batata, creme bechamel e queijo ralado por cima. Gratinar no forno. A porção serve entre 5 e 6 pessoas.

Marcadores:

17 Comments:

  • At 1:11 PM, Blogger Fer Guimaraes Rosa said…

    mussaka eh muito bom, eu faco no verao, qdo as berijas abundam por aqui! :-) beijos,

     
  • At 1:24 PM, Blogger Karen said…

    Criança+carro+sequilho... não é boa idéia! Nem eu consigo deixar de derrubar migalhas! rs Também gosto de moussaka é tão gostoso!

     
  • At 2:22 PM, Blogger Eli said…

    Regina eu também gosto tanto desse prato, você me animou. :)

     
  • At 3:26 PM, Blogger Regina said…

    Fezoca, é bom mesmo!

    Karen, imagina a cena...rsrs

    Eliana, faz sim. Dá um pouquinho de trabalho, muitas etapas, mas vc tira de letra né amiga? ;-))

     
  • At 3:34 PM, Blogger Cinara said…

    Que beleza de moussaka, Rê! Fiquei com vontade... Eu também adorei o filme "Casamento Grego", é excelente! Aliás, já vi umas 4 vezes. Sempre que passa na TV, vejo de novo. Doida, né? Beijinhos!

     
  • At 5:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    Moussaka e Casamento Grego sào minhas paixões tb! Vou ter várias visitas aqui em casa por 2 semanas e essa receita vai pra minha lista de um dos almoços com certeza! Agora tô rindo só de pensar na sua filha com os sequilhos no carro.. sei bem a encrenca q se trata. Bjs!

     
  • At 8:30 AM, Anonymous Anônimo said…

    Regina, chorei de rir com a história do sequilho dentro do carro... :D

    Tenho um tio que é tão obcecado com o carro que fazia a gente até tirar o sapato pra entrar e não deixava a gente nem tomar água lá dentro - nem preciso dizer que ninguém da molecada gostava de andar no carro dele... risos

    Quanto ao filme, é bem exagerado mas é aí que está a graça.
    Dei esse filme pros meus alunos - com legendas em inglês - quando era professora de inglês e eles morriam de rir.

    Nunca comi moussaka e o seu me deu vontade de provar!

     
  • At 8:31 AM, Blogger Regina said…

    Cinara, vc e meu marido então tem a mesma mania de ver o mesmo filme trocentas vezes e rir como se fosse a primeira vez em todas hahaha

    Camila, é engraçado mesmo né! Agora, a cena do sequilho...

     
  • At 8:31 AM, Blogger Regina said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 8:37 AM, Blogger Lua Limaverde said…

    Regina, estava aqui com uma receita de moussaka há tempos e ela vai continuar onde estava pois quando eu for fazer vou usar a sua: parece bem melhor. A foto está ótima, dá pra ver que está uma delícia! Beijos!

     
  • At 9:29 AM, Blogger Regina said…

    Pat, será q vc comeria, já q vai carne moída? Vc restringe tudo de carne vermelha? Qto ao carro, ainda bem q não somos neuróticos em casa, para mim criança tem q se divertir, nada de fazer bagunça só no quarto, tadinhos...então imagina a zona q é minha casa...olha, nunca apareça lá de sopetão tá! rsrsrs

    Luna, olha eu e o Jr devoramos tudo em 2 dias hehehe, e no dia seguinte tava melhor ainda. Dica: na hora de comer regue com um bom azeite e hummmm!

     
  • At 11:48 AM, Blogger thais said…

    ai, que bonito....

     
  • At 12:35 PM, Blogger Akemi said…

    Adorei a estória toda e não pude deixar de rir ao imaginar a cena no carro! rsss
    Que pena que os sequilhos não ficaram do jeito que vc queria, será a manteiga talvez? Experimente colocar um pouco de leite, quem sabe fique melhor?

     
  • At 3:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    Oi, Rê,

    O meu negócio com a carne é que eu realmente não gosto - desde pequena.

    Mas quando são pratos diferentes, eu provo pra saber que gosto tem.

     
  • At 4:15 PM, Blogger Elvira said…

    Pode acreditar que fiquei salivando, querida Regina! :-)

     
  • At 5:20 PM, Blogger Regina said…

    Thais, obrigada querida!

    Akemi, pensei em mais um ovo... será? Como fiz meia receita, usei um só, mas talvez tenha sido pequeno...

    Pat, acho q vc faz bem, assim desintoxica o corpo... apesar de eu ainda comer, sei o qto pode fazer mal... bjs

    Elvira, suas receitas é q me deixam salivando! bjs ;))

     
  • At 7:28 PM, Blogger Valentina said…

    Adoro moussaka. mas só como em alguns lugares pois às vezes a fazem muito gordurosa.Menina, como cozinhastes. So entendo esta coisa de cozinhar tarde da noite.comigo é assim.bjs

     

Postar um comentário

<< Home